terça-feira, 27 de abril de 2010

A importância da Meditação


Estar bem e ficar bem é um processo criativo. É impotante desenvolver processos criativos dentro de si.
Ter a habilidade de chegar ao lugar silencioso dentro de nós mesmos, de experimentar solitude, que é diferente de solidão, mas a interconexão com tudo que nos rodeia.
Pessoas criativas, não estão anexadas a nenhum ponto de vista particular, ou pelo menos não estão anexadas à defesa de um ponto de vista, ela reconhece que a vida é um campo de muitas possibilidades.
Pessoas criativas sabem como se sintonizar com a natureza, não são rígidas com trabalho ou estudo, elas sabem tirar tempo de lazer.
Essas pessoas conseguem ficar bem mesmo em meio ao caos, pois elas tem a estabilidade dentro delas.
A meditação é um recurso para o encontro com nossa consciência, para verdadeiramente encontrarmos nosso eu, nos retirando momentaneamente da vida exterior, encontrando assim a saúde física e mental tão almejada. Graças a recentes estudos do cérebro, ela tem sido usada por neurocientistas, psicólogos e outros especialistas como uma valiosa ferramenta, no tratamento de diversas doenças, segundo reportagem do jornal “O Globo”. Quimicamente, a meditação parece estimular uma maior produção de certos neurotransmissores no cérebro, como a dopamina, responsável pelo sentimento de prazer e bem-estar, e a serotonina, ligada à sensação de felicidade - explica o psicólogo e mestre em neurociências da USP, Leonardo Mascaro. Isso nos mostra a importância da escolha dos próprios pensamentos, ou seja, da educação mental. Normalmente nossas mentes são inquietas e confusas, abrigando vários pensamentos ao mesmo tempo, emitindo ondas mentais não interligadas e desencontradas, com um gasto de energia nervosa muito grande.
Dizem os estudiosos da mente que podemos meditar na ação: quando estiver comendo, coma; quando estiver lendo, leia; quando estiver lavando a louça, lave a louça. Parece um paradoxo, mas pensemos bem, na maioria das vezes quando estamos comendo, nossa mente está em outro local, ou no passado ou em alguma perspectiva de futuro, o que fiz ou o que terei de fazer, não estando presentes no exato momento da refeição. Por isso meditar é estar presente, com a consciência desperta no que se está fazendo. O principal objetivo prático da meditação é focalizar a mente em um pensamento único e então expandi-la e dirigi-la a estados mais elevados de consciência.

Livros para iniciar a meditação:
Aprenda a Meditar - A Arte da Tranqüilidade, da Autoconsciência e da Percepção
David Fontana

Aprendendo a silenciar a mente - Osho

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página